O que é autorresponsabilidade?

 

Autorresponsabilidade

O conceito de autorresponsabilidade está ligado à consciência que nós temos de que somos os únicos responsáveis pela vida que levamos. A condição em que nos encontramos hoje, nosso modo de viver, os frutos que temos colhido nessa jornada são consequências de nossas próprias atitudes e escolhas.

Ao mesmo tempo em que essas afirmações assustam, elas também podem ser motivadoras. Isso significa que está totalmente em nossas mãos as mudanças que buscamos, tanto o caminho do fracasso quanto o caminho do sucesso. Nós que escolhemos!

Podemos definir autorresponsabilidade como a capacidade tanto racional quanto emocional de nos responsabilizarmos por tudo aquilo que se desenrola em nossas vidas, sejam acontecimentos positivos ou negativos. É ter a consciência de que tudo o que nos influencia diretamente ou indiretamente é consequência dos nossos próprios atos “escolhas”. 

Pode parecer simples, mas nem sempre é fácil adquirir essa consciência. 

Normalmente, nos condicionamos a transferir “a culpa” aos outros ou a alguma situação. Sobretudo, das coisas que não saem da forma como esperamos.

Porém, desenvolver a autorresponsabilidade nos empodera e impulsiona na busca de nossos objetivos e de uma vida mais responsável.

Pessoas bem-sucedidas não costumam desistir de seus sonhos, metas e objetivos. São persistentes, focadas, mudam a maneira de pensar e agir quando sentem que estão na direção errada. A autorresponsabilidade também é isso, entender que você pode agir diferente e ressignificar.

Ressignificar significa atribuir novo significado aos acontecimentos. É fazer diferente e melhor, é ter uma nova visão do que está ao seu redor e até mesmo do mundo.


Porque aplicar autorresponsabilidade no dia a dia?

É fato que ao transferirmos a responsabilidade de algo que nos envolve para outros indivíduos, não evoluímos. Isso acontece porque não paramos para pensar em torno das nossas ações. Costumamos apenas transferir o problema para outra pessoa ou grupo. Ter autorresponsabilidade é possuir mais controle sobre as questões e rumos da nossa vida.

No âmbito profissional, por exemplo, a autorresponsabilidade, ao provocar uma mudança nos hábitos, contribui com a transformação de problemas em soluções, além de impulsionar o crescimento do indivíduo. Ademais, estimula o autoconhecimento e a habilidade social, pois o profissional torna-se referência para os demais colegas.

Ainda diminui frustrações, uma vez que aumenta a habilidade de reação, contribui com a minimização de conflitos, e amplia as perspectivas, como, por exemplo, a de solucionar problemas e transformá-los em oportunidades.


Como desenvolver autorresponsabilidade?

Não restam dúvidas da importância de desenvolver a autorresponsabilidade. No entanto, aprimorar essa competência exige muito autoconhecimento e maturidade.

Comece fazendo uma autorreflexão sobre o seu comportamento nos diversos aspectos da sua vida. Considere suas reações e todo o processo de tomada de decisão.

Ao fazer esse exercício, você pode ter conhecimento dos seus acertos, bem como de atitudes que podem ser melhoradas, como por exemplo, identificar se você tem transferido a responsabilidade dos seus atos ou tem culpado alguém por seus resultados ruins. 

Ao diagnosticar esses tipos de condutas, inicie uma mudança de hábitos e corrija o que não está de acordo. Mantenha-se focado(a) e comprometido(a) com os resultados. A motivação é fundamental nesse processo de melhorias.


E, então, preparado(a) para assumir a autorresponsabilidade? 

Saiba que o COACHING é um excelente aliado para você começar por essa etapa e mudar de vez a sua vida.

Portanto, se você errou, perdoe-se. Reflita sobre como a situação pode te ensinar algo para que você faça diferente da próxima vez.


MASTER COACH NAZA