Qual é a história que você conta da sua história

Qual é a sua história

Você sabe, todo mundo tem uma história! Seja qual for a sua história, feliz ou não, todos podem sempre melhorar, ou seja, ressignificar "fazer de forma diferente e positiva".

Contar histórias ativa a nossa imaginação, criatividade, sensibiliza e é uma forma extraordinária de aprendizado. É a forma mais antiga e a forma mais criativa que o ser humano inventou para transmitir conhecimentos, ideias, ensinamentos e filosofia de vida. Quando falamos neste tema, a maioria das pessoas já pensa em livros e filmes. Mas o que seria de nossa vida, se não a construção da nossa própria história, não é mesmo?

Por meio de histórias, é possível ativar a nossa mente, mexer com a nossa imaginação, com os nossos sentimentos mais íntimos e nos inspirar das mais diversas maneiras.

Contar histórias é um ativador mental poderoso, porque ativa todos os nossos sentidos, nos faz viajar no tempo, sair do lugar e ter as mesmas sensações e emoções de quem está nos contando.


Que história você conta da sua história?

Honrar e respeitar a sua história é o princípio básico para ir mais além, compreender e respeitar a história de outras pessoas. Não existe ninguém igual a ninguém. Cada pessoa é única. A história que você conta de você está diretamente relacionada ao que você acredita sobre você e ao que é importante na sua vida. Seu passado, sua origem, seus familiares, o ambiente e o mundo a sua volta influenciam diretamente em quem você é. Você é o reflexo de tudo isso. No entanto, a escolha pela história de sua vida ou o que você conta sobre você, depende do que você acredita sobre você mesmo.


Se você é dono de uma empresa, conte aos seu colaboradores, como tudo começou, quais foram os seus desafios, suas atitudes, seus erros e acertos, ideias e inclusive os seus sacrifícios e, com isso, convide, motive e busque engajar seus funcionários a fazerem parte da continuação desta maravilhosa história.


Se você é pai ou mãe, fale aos seus filhos mais sobre você e, de vez em quando, seja a personagem dos livrinhos que lê para eles. Conte a eles suas histórias, dias inesquecíveis, momentos especiais como o dia do nascimento deles; para que assim eles possam te conhecer um pouco melhor e também compreenderem sua própria origem.


Muitas pessoas não contam suas histórias porque sentem-se constrangidas com as "maravilhosas histórias" dos outros. Em certos casos, sentem vergonha das dificuldades que passaram, da família, das escolas que estudaram, dos amigos que tiveram e não tiveram. Ademais, sentem-se diminuídos ou comuns comparados com as histórias das outras pessoas.

No entanto, não podemos fugir de nossas histórias, entrar em contato com elas, buscar compreendê-las e identificar o que fica conosco para seguir em frente ou que vamos abandonar no caminho, é fundamental para mudarmos nosso mindset "forma de pensar".


  • E você, que história você tem para contar? 
  • O que você escreveria em sua autobiografia? 
  • Se te perguntarem quem é você, que história contaria? 
  • E qual script ainda deseja mudar para evoluir a sua história?


Ser vítima ou autor da sua própria história, essa escolha ainda é sua. Pense nisso, use este ativador mental a seu favor e ouse construir uma história maravilhosa em sua vida.

Todos os dias que acordamos pela manhã, temos uma nova chance de recomeçar. O Coaching é um acelerador de resultados que pode auxiliar você nessa jornada. Lembre-se - nossa evolução é contínua...


MASTER COACH NAZA